Incursões Gastronômicas

Blog sobre culinária, restaurantes e comida em geral.

25.6.06

Salada de Rúcula com Geléia de Pimenta

Eu não tenho fotos dessa receita, mas fiz uma vez para uma festa da minha família e fez o maior sucesso. É uma receita originária do Press Café, de uma salada que achei maravilhosa e que adaptei.

Ingredientes:

1 maço de rúcula
1 pé de alface
5 fatias de pão de forma amanhecido
100 gramas de presunto parma
4 dentes de alho
4 colheres de sopa de geléia de pimenta
sal
pimenta-do-reino
azeite
queijo parmesão para ralar

Modo de preparo:

Deixar a rúcula e alface de molho, depois de lavar, em uma mistura de 1 litro de água para 1 colherinha de água sanitária. Depois lavar de novo, coloque a alface e a rúcula enrolados em um filme plástico na geladeira por cerca de 1/2 hora.

Corte o presunto parma em padaços. Frite os pedaços no azeite, até que fiquem crocantes.

Corte as fatias de pão em pedacinhos iguais. Frite o pão com o alho em pedacinhos por alguns minutos. Polvilhe sal e pimenta-do-reino. Quando o pão ficar crocante, retire da frigideira.

Retire os verdes da geladeira e parta a alface com as mãos (ela deve estar crocante) e misture com as folhas de rúcula. Regue com azeite de oliva. Misture o presunto parma frito, e o pães apenas na hora de servir, para que não fiquem moles. Acrecente as quatro colheres de geléia sobre a salada. Rale o queijo ralado em pedaços grandes e polvilhe. Sirva.

Eu gosto particularmente do contraste do amargo da rúcula com o doce da geléia de pimenta e com o salgadinho do presunto e dos croutons. Fica uma delícia.

3 Comments:

At 10:19 AM, Blogger Rebs said...

Huuuumm...essa é ótima! Eu recomendo!

 
At 9:59 PM, Blogger Renata said...

Eu vou no Press e peço "uma salada parma, sem parma, por favor! ah, e sem queijo" :)
Hoje também fiz uma versão "custom" dela: espinafre, alface americana, croutons, pimenta, gersal e maionese de cenoura. Ficou legalzinha, até o Dani gostou :)

 
At 7:36 PM, Blogger Ana said...

Ganhei uma geléia de pimenta e ainda não experimentei. Vou fazer esta receita!
Gostei muito do teu blog!

 

Post a Comment

<< Home