Incursões Gastronômicas

Blog sobre culinária, restaurantes e comida em geral.

28.6.06

Sopa de Abóbora com Gengibre



Com o frio que está fazendo por aqui, nada melhor do que testar uma sopa. Enquanto pensava com meus botões a respeito de que sopa fazer, lembrei da receita de sopa de abóbora do Träsel, mas como não encontro tomilho fresco para vender, tive que desistir. Resolvi então tentar uma outra receita, que é semelhante e está entre as minhas favoritas: Sopa de abóbora com gengibre. Trata-se de uma sopa muito gostosa, encorpada e com um sabor adocicado. É diferente das sopas comuns, pois o gengibre salienta o sabor adocicado com uma tonalidade bem diferente. Nem todo mundo gosta, mas eu acho saborosíssima. Vale a pena experimentar porque, além de muito gostosa e perfeita para o frio, é uma receita relativamente barata e rápida. A única coisa realmente chata é cortar e descascar a abóbora. :)))

Ingredientes:

500 g de abóbora japonesa (aquela com casca verde, dura)
2/3 litro de leite (uso leite desnatado, mas creio que dá para fazer com leite integral)
1 cebola média
3 dentes de alho
1 punhado de sal
2 colheres de chá de noz moscada
5 cm de gengibre
alecrim a gosto
1 colher de sopa de azeite de oliva.

Modo de Preparo:

Corte a cebola em pedaços pequenos e leve ao fogo baixo, com o azeite, para amolecer. Quando estiver quase transparente, acrescente os dentes de alho em pedacinhos bem pequenos e refogue. Quando o cheiro do alho começar a se desprender, acrescente o leite, a abóbora em pedaços (sem sementes e sem casca), o sal e o alecrim. Rale o gengibre em cima da sopa, que deve exalar o aroma da raiz. Em fogo baixo, vá mexendo de tempos em tempos. A abóbora deve amolecer quase totalmente (não dá mais do que 35 minutos em fogo baixo). Quando a abóbora estiver mole, está pronta. Acrescente a noz moscada, leve ao processador por alguns minutos. Se quiser, esquente novamente para servir bem quente. A sopa deve estar consistente, mas sem parecer um purê. Decore com alecrim.

Cuidados: Dá para acrescentar creme de leite, mas é bom revisar o tempero, pois o creme de leite suaviza o gosto da sopa. Cuide o sal. O sabor da sopa é levemente adocicado, não podendo estar salgada. Essa receita dá para aproximadamente 2 pessoas.

4 Comments:

At 11:19 PM, Blogger Rebs said...

Huuummm....deve ser bom...me deu fome...vou ali jantar. :P

 
At 8:10 PM, Anonymous Anonymous said...

que merda de recita, segui seus passos e o leite coalhou.

 
At 11:38 AM, Anonymous Anonymous said...

Deixe de ser petulante... Já esperimentei sopas melhoras e mais sofisticadas e exóticas que esta...! Ahhh... a propósito a abobora se chama " CABOCHAN"...

 
At 5:21 PM, Anonymous mada said...

Fiz conforme a receita e adorei, não tive nenhum problema, ficou muito saborosa. Creio que as pessoas que criticaram, não tem jeito pra coisa. Parabens e obrigada

 

Post a Comment

<< Home