Incursões Gastronômicas

Blog sobre culinária, restaurantes e comida em geral.

7.9.08

A "Famosa" Torta de Morango com Chocolate



Há uns dias eu inventei de fazer uma torta "bombom" de chocolate com morango que fez grande sucesso e várias pessoas me pediram a receita. Para economizar tempo, vou colocá-la por aqui e aproveitar a atualizar o blog. :-)

Ingredientes
Massa da Torta (patee sucree)
200g de farinha de trigo peneirada
100g de manteiga sem sal temperatura ambiente em pedaços
50g de cacau em pó
1 ovo
5 colheres de sopa de açúcar

Recheio
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
1 colher de café de baunilha
200 g de chocolate meio amargo de qualidade
100 g de morangos lavados e em fatias
1/2 caixa de creme de leite

Modo de Fazer:
Coloque os ingredientes da massa da torta em uma vasilha e misture bem até formar uma massa uniforme, que desgruda dos dedos (se a massa ficar grudenta, coloque um pouco mais de farinha; se ficar muito farinhenta, coloque um pouco mais de manteiga). Deixe por 20 minutos descansando na geladeira, enrolado em um filme de plástico. Após, forre as laterais e o fundo de uma forma de fundo removível e leve ao forno (200 graus) por aproximadamente 20 minutos. Se necessário, faça pequenos furos na massa com um garfo, para ela não inflar. Quando ficar crocante, retire do forno e deixe esfriar.

Enquanto isso, faça o creme de baunilha com leite condensado. Em uma panela, misture o leite, o leite condensado e a baunilha, mexendo sempre. Engrosse bem o creme (uns 40 minutos no fogo, mexendo sempre) e coloque em cima da massa da torta. Sobre o creme, coloque os morangos em fatias, como uma segunda camasa. Sobre os morangos, coloque o ganache de chocolate.

Para fazer o ganache, derreta o chocolate meio amargo no microondas ou em banho maria. Quando o chocolate estiver bem derretido, misture o creme de leite mexendo vigorosamente, para não embolar. Quando o chocolate estiver incorporado ao creme, este deve ser espalhado sobre os morangos.

Decore com um morango fatiado, deixe esfriar e sirva em seguida. O morango tende a dissorar e molhar demais o creme de baunilha, por isso, não espere demais para servir. (A torta da imagem está com a massa branca (sem chocolate, que não ficou tão boa quanto a de chocolate. Mas se alguém quiser testar, reduza a quantidade de manteiga e retire o cacau da massa.)

2 Comments:

At 4:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Ai...deve ser realmente uma delícia!!
Adoro chocolate meio-amargo e esta torta esta com uma cara Muito boa!!
Assim que puder vou experimentar.
Parabéns!
Beijo,
Neyma http://vomindoca.blogspot.com/

 
At 1:59 PM, Anonymous biscoito de polvilho said...

Um sonho de torta!!!

 

Post a Comment

<< Home