Incursões Gastronômicas

Blog sobre culinária, restaurantes e comida em geral.

30.4.07

Trufas de Chocolate

Ingredientes:
Massa:
500g de chocolate meio amargo
150g de chocolate ao leite
250ml de creme de leite

Cobertura:
300g de chocolate ao leite
150g de cacau em pó

Modo de preparo:
Trufas são simplésimas de fazer e permitem mil inovações. Fiz a receita mais simples, já que a minha última aventura com trufas foi há uns 2 anos. Então, é preciso derreter o chocolate da massa - eu uso o microondas porque consigo controlar a temperatura melhor. Dá para usar banho-maria também, mas o ideal é não aquecer demais. Quanto o chocolate estiver derretido, é preciso mexer bastante, para ficar bem cremoso e até amornar (no microondas, fica morno). Colocar o creme de leite e mexer bem, até ficar homogêneo. Cobrir com um filme plástico e colocar na geladeira por umas 3 horas.

Quando retirar da geladeira, a massa deve ficar com um aspecto duro. Com uma colher de sopa, retire pedaços (fica um pouco duro, mas amolece quando se vai enrolar) e enrole. Vá fazendo bolinhas com toda a massa. Leve a geladeira por mais 1 horas para endurecer novamente.

Após, derreta o resto do chocolate ao leite (a cobertura pode ser feita com qualquer chocolate, mas essa massa é bem forte, o ao leite fica melhor), novamente no microondas ou em banho maria. (Se derreter no microonadas, esquente água e coloque a vasilha em banho maria fora do fogo.) Vá mergulhando as trufas com o auxílio de um garfo ou palito e colocando-as em um recipiente forrado de papel alumínio ou filme plástico. Após terminar de cobrir todas as trufas, leve novamente à geladeira por cerca de 40 minutos ou até que a cobertura endureça levemente. Salpique cacau em pó em cima e mantenha na geladeira - ou em lugar seco e frio - por mais 3 horas.

A receita permite mil variações - recheio de chocolate branco, licor, etc. :)

2 Comments:

At 9:17 AM, Blogger Rebs said...

É maldade postar isso, explicando passo a passo e não guardar uma p gente provar... Não sabia q tu fazia trufas tb...bom, pelo menos jah sei o q vou encotnrar na tua geladeira na próxima ida à google. :P

 
At 11:49 AM, Blogger Carol Emboava said...

Que delícia de receita! Trufas são trufas né! Impossível tantos ingrdientes bons juntos não resultarem em alguma coisa igualmente boa! rs!
Beijinhos!

 

Post a Comment

<< Home