Incursões Gastronômicas

Blog sobre culinária, restaurantes e comida em geral.

11.8.06

Bolo de Chocolate do Pierre Hermé



Chegou meu chocolate importado. Comprei o Lindt Excellence com 70% de cacau, nas Americanas. Chegou bem e bem embalado. É bem amargo, bem escuro e com um sabor bem forte de chocolate, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil (chocolate doce e claro). Para comemorar, fiz o famoso Bolo de chocolate do Pierre Hermé do Trem Bom. Ficou divino, nem muito doce, nem muito amargo. Quero experimentar com uma bola de sorvete de creme e com cobertura de chocolate, deve ficar ainda melhor. De qualquer modo, eu estava cética quanto ao chocolate importado, mas realmente, a diferença da minha outra tentativa foi gritante. :D Tive que fazer algumas pequenas mudanças, mas fui bem fiel à receita.

Ingredientes:
250g de chocolate amargo de boa qualidade picado bem fininho
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (eu tive que derreter um pouco, porque em temperatura ambiente ela fica muito dura e minha batedeira é fracótica)

200g de açúcar

4 ovos grandes em temperatura ambiente (usei 5 médios)

70g de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Ligue o forno para pré-aquecer a 175 graus. Como o meu forno é de pobre, tive que deixar a 180 que é a temperatura mínima. Corte o chocolate e derreta. A Valentina do Trem Bom disse que poderia ser no micro (o meu é bem velho, então não aquece demais como os modernos e derreteu bem), mas creio que o ideal é derreter no vapor d'água, como ela descreve no blog. Enquanto o chocolate esfria (não demais, senão endurece), bata a manteiga com o açúcar por 4 minutos (eu tive que derreter um pouco a manteiga ou a minha batedeira fracótica ia torrar com o esforço)e bater um pouco mais. Enquanto isso, é preciso passar uma espátula ao redor da massa para misturar bem os ingredientes na batedeira. Vai ficando um creme esbranquiçado, bem leve. Coloque 1 ovo por vez, batendo por um minuto após cada acréscimo. Quando terminar, coloque o chocolate (que já deve estar quase frio) e incorpore à massa (não bater demais). Eu misturei à mão, porque minha batedeira tinha morrido e não conseguia misturar o chocolate. Por fim, coloque a farinha e misture o suficiente para incorporar, também não bata demais. Em uma forma de cerca de 25cm de diâmetro e pelo menos 5cm de altura, untada e enfarinhada (a Valentina usou papel manteiga também, mas eu não tinha), coloque a massa. Coloque no forno por 29 minutos. (Eu deixei por 35, porque meu forno é muito fraco e o centro não tinha cozido. O bolo fica molhado no meio (mas não cru). Tire do forno, reserve e deixe esfriar. Ao final, coloque na geladeira por 1 ou 2 horas e desenforme na hora de servir.

Eu coloquei uns pedacinhos de chocolate na massa, para deixar mais molhada. Mas fora isso, não alterei nada. O bolo fica com uma consistência de mousse no meio, e com uma crostinha mais crocante. Desmancha na boca, é realmente delicioso.

2 Comments:

At 9:40 PM, Anonymous Anonymous said...

que água na boca!! tava procurando umas receitinhas thaï, dei aqui no teu blog. vim ver esta receita pq tenho uma maravilhosa, mas que leva farinha de amêndoas... já viu.... vou tentar com a tua!
eu não tive problemas em substituir o lindt (ou qualquer chocolate muito forte) pelo meio amargo básico brasileiro, mesmo...

 
At 11:43 PM, Blogger Smas said...

Eu fiz esse bolo, foi o meu primeiro bolo de chocolate e ficou muito bom!

 

Post a Comment

<< Home