Cheese Cake com Geléia de Frutas Vermelhas
Eu sou fanática por cheese cake. Adoro o sabor da torta, e acho super agradável que é leve e perfeita para ser servida no verão. Então resolvi fazer uma para uma janta de Natal. A receita é fácil e rápida e pode ser feita em pouco tempo. Demora um pouco para ficar pronto no forno, mas de resto é simples.
Massa da Torta
200 gramas de bolacha maria
150 gramas de manteiga sem sal
Recheio
450 gramas de cream cheese
2 ovos
1 colher de essência de baunilha
100g de açúcar
Cobertura
300 gramas de framboesa
150 gramas de amoras
150 gramas de morangos
açúcar a gosto
Pré-aqueça o forno em uma temperatura média. Amasse as bolachas marias e bata no processador até virar uma farinha. Derreta a manteiga e misture com a farinha de bolachas até virar uma massa uniforme. Forre o fundo e as laterais de uma forma de cerca de 20cm de diâmetro com a massa. Reserve. Bata na batedeira o cream cheese, os ovos, o açúcar e a baunilha até formar um creme uniforme. Coloque o creme na torta. Leve a torta ao forno, coberta com um papel laminado por cerca de 45 minutos (mas cuide). Retire o papel laminado e cozinhe por mais 15 minutos. Ao fincar um palito no centro da torta, este deve sair limpo. É bom cuidar bem o tempo de acordo com cada forno. No meu, passou um pouco e queimou o fundo da torta.
Enquanto a torta assa, faça a geléia de frutas vermelhas para a cobertura (pode ser geléia pronta, mas eu gosto mais das feitas em casa). Lave bem as frutas e coloque em uma panela com, pelo menos, uma xícara de açúcar. Vá mexendo e acrescentando um pouco de água e mais açúcar, na medida em que as frutas cozinham (prove para deixar a seu gosto). A geléia deve ficar grossa, com as frutas desmanchando ou em pedaços. Caso fique muito fina, coloque um pouco de maizena com água. Reserve.
Quando a torta assar, retire do forno e deixe esfriar. Espalhe a geléia em cima na hora de servir (deve ser servida gelada) e coloque um pouco a parte para quem quiser colocar mais.
A receita é adaptada da Larrousse da cozinha das américas. A geléia não precisa ser de frutas vermelhas, mas eu pessoalmente adoro o azedinho dessas frutas e penso que fica perfeito com a torta.
P.S.: Se a massa da torta ficar muito farelenta, coloque um pouco mais de manteiga para deixar com uma consistência melhor.