Incursões Gastronômicas

Blog sobre culinária, restaurantes e comida em geral.

11.8.06

Molho de Pimenta Agridoce



Este molho não é para os fracos. :-) É um molho bem picante, deve ser servido com fatias de legumes crus (tipo cenoura, abobrinha, pepino e etc.) ou torradinhas. Eu sempre faço como antepasto quando vou fazer comida thai, que é para preparar os estômagos para as pimentas e os sabores. ;)

Ingredientes:
1 cebola média
4 dentes de alho
4 pimentas dedo-de-moça
6 colheres de sopa de shoyo
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de óleo de gergelim (ou girassol)
1 colher de chá de pó de pimenta calabresa

Modo de preparo:
Corte as cebolas e o alho em pedacinhos bem pequenos. Corte as pimentas em pedacinhos pequenos. Se você não está acostumado com comida picante, tire as sementes e os filamentos brancos. Refogue primeiro a cebola, até amolecer, depois o alho, até começar a cheirar. Coloque a pimenta e refogue mais um pouco. Coloque o açúcar e o pó de pimenta e misture. Coloque o shoyo e refogue, mexendo sempre, até reduzir um pouco. Sirva quente ou frio. Se desejar, bata no liquidificador (eu gosto sem bater).

Bolo de Chocolate do Pierre Hermé



Chegou meu chocolate importado. Comprei o Lindt Excellence com 70% de cacau, nas Americanas. Chegou bem e bem embalado. É bem amargo, bem escuro e com um sabor bem forte de chocolate, bem diferente do que estamos acostumados no Brasil (chocolate doce e claro). Para comemorar, fiz o famoso Bolo de chocolate do Pierre Hermé do Trem Bom. Ficou divino, nem muito doce, nem muito amargo. Quero experimentar com uma bola de sorvete de creme e com cobertura de chocolate, deve ficar ainda melhor. De qualquer modo, eu estava cética quanto ao chocolate importado, mas realmente, a diferença da minha outra tentativa foi gritante. :D Tive que fazer algumas pequenas mudanças, mas fui bem fiel à receita.

Ingredientes:
250g de chocolate amargo de boa qualidade picado bem fininho
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (eu tive que derreter um pouco, porque em temperatura ambiente ela fica muito dura e minha batedeira é fracótica)

200g de açúcar

4 ovos grandes em temperatura ambiente (usei 5 médios)

70g de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Ligue o forno para pré-aquecer a 175 graus. Como o meu forno é de pobre, tive que deixar a 180 que é a temperatura mínima. Corte o chocolate e derreta. A Valentina do Trem Bom disse que poderia ser no micro (o meu é bem velho, então não aquece demais como os modernos e derreteu bem), mas creio que o ideal é derreter no vapor d'água, como ela descreve no blog. Enquanto o chocolate esfria (não demais, senão endurece), bata a manteiga com o açúcar por 4 minutos (eu tive que derreter um pouco a manteiga ou a minha batedeira fracótica ia torrar com o esforço)e bater um pouco mais. Enquanto isso, é preciso passar uma espátula ao redor da massa para misturar bem os ingredientes na batedeira. Vai ficando um creme esbranquiçado, bem leve. Coloque 1 ovo por vez, batendo por um minuto após cada acréscimo. Quando terminar, coloque o chocolate (que já deve estar quase frio) e incorpore à massa (não bater demais). Eu misturei à mão, porque minha batedeira tinha morrido e não conseguia misturar o chocolate. Por fim, coloque a farinha e misture o suficiente para incorporar, também não bata demais. Em uma forma de cerca de 25cm de diâmetro e pelo menos 5cm de altura, untada e enfarinhada (a Valentina usou papel manteiga também, mas eu não tinha), coloque a massa. Coloque no forno por 29 minutos. (Eu deixei por 35, porque meu forno é muito fraco e o centro não tinha cozido. O bolo fica molhado no meio (mas não cru). Tire do forno, reserve e deixe esfriar. Ao final, coloque na geladeira por 1 ou 2 horas e desenforme na hora de servir.

Eu coloquei uns pedacinhos de chocolate na massa, para deixar mais molhada. Mas fora isso, não alterei nada. O bolo fica com uma consistência de mousse no meio, e com uma crostinha mais crocante. Desmancha na boca, é realmente delicioso.

Frango ao Curry com Creme de Leite




Essa receita é bem diferente da do frango ao curry verde, leva menos temperos exóticos e é bem mais simples de fazer. :) Embora o curry verde seja meu favorito, essa é bem gostosa. A receita abaixo dá para 2 pessoas.

Ingredientes:
400g de peito de frango
1 caixinha de creme de leite (200 ml)
3 colheres de sopa de curry
1 colher de sopa de açafrão
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 cebolas pequenas
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de shoyo
1 copo de água filtrada
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de pimenta-do-reino

1/2 pimenta dedo de moça em fatias finas (Fica apimentado. Quem não gosta de comida picante, pode deixar de fora.)

Modo de Preparo:
Corte o frango em cubinhos. Corte a cebola, a pimenta e o alho em pedaços bem fininhos. Coloque para fritar na manteiga. Quando a cebola começar a amolecer, acrescente o alho. Quando o alho começar a cheirar, acrescente o curry, a pimenta, o açafrão e o frango. Refogar mexendo por cerca de 3 minutos. Acrescentar o açúcar mascavo e mexer novamente. Acrescente a água, aos poucos, sempre mexendo. Deixar cozinhar em fogo médio, até reduzir a água e formar um molho um pouco mais grosso (cerca de 15 minutos, depende do fogão). Experimente o frango para ver se ficou bem cozido (o frango, quando cozido, reduz bastante seu tamanho original). Acrescente o creme de leite, mexendo sempre e baixe o fogo. Cozinhe por cerca de 2 minutos, ou até o creme aquecer. Sirva com arroz.